terça-feira, 10 de julho de 2007

Automação residencial e a casa do futuro


A expressão automação residencial, também conhecida como domótica, tem sido utilizada para denominar diversos recursos disponibilizados para controle de equipamentos na habitação. A integração entre diferentes sistemas permite mais conforto, comodidade e segurança nos lares. Uma central de automação funciona como o cérebro da casa, comandando todos os sistemas de forma integrada. Os sistemas mais usados são os de segurança, iluminação, áudio e vídeo. No Brasil, a automação residencial resume-se em resolver problemas de cunho meramente funcional, como abrir e fechar janelas e portas, controlar intensidade de luzes e utilizar sensores de presença para acionar dispositivos. Por exemplo, a porta se abre quando um aparelho de biometria reconhece a impressão digital de um morador da casa, automaticamente o som é acionado e o percurso até o quarto é iluminado. O botão “acordar” na cabeceira da cama vai abrir a persiana, encher a banheira, ligar a cafeteira, etc.

A casa do futuro não se tornará fria e impessoal por causa da automação, pelo contrário, poderá ter sensores que captarão o tom de voz e a temperatura das pessoas para configurar o ambiente de acordo com seu estado de espírito.

A automação proporciona aumento da qualidade de vida, economia de energia, conforto, segurança e maior acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

Referências:
www.eesc.usp.br/nomads/virus01/automacao/index.htm
Revista Casa Cláudia – Dezembro de 2006
Revista AU – Julho de 2006


Nenhum comentário: