Para os gregos, não havia a idéia de lote urbano: a casa ocupava todo o espaço possível e possuía uma saída direta para a rua. A casa grega era voltada para o interior, tudo acontecia ao redor de um pátio interno. O setor das casas voltado para a rua normalmente englobava os cômodos dominados pelo pai da família e pelos homens da casa. O Gineceu era o espaço da casa destinado excluvivamente às mulheres, o Ándron era o espaço masculino e havia um altar doméstico, destinado à veneração dos antepassados.
Fonte: wikipedia: pt.wikipedia.org
A habitação tinha um pátio – espaço ao ar livre dentro da casa, poucas janelas e uma só entrada, com o intuito de afastar as mulheres da família dos “forasteiros”. O pátio “reforçava o caráter centrípeto de toda a organização espacial da habitação”.
Fonte: ANDRADE, Marta Mega de. “A vida comum. Espaço, cotidiano e cidade na Atenas Clássica.” Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Curiosidade: A palavra economia vem do grego "oikós" que significa "a arte de administrar a casa".
Fonte: LIRA, José tavares Correia de. Sobre o conceito de casa ou como ver o objeto por excelência do arquiteto sem sair de casa. São Paulo. Revista Caramelo, FAUUSP, N. 5. s. d.
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário