"Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta". (Oscar Niemeyer)
"E criei para as salas de estar uma zona em sombra, para que a parte envidraçada evitasse cortinas e a casa ficasse transparente, como preferia". (Oscar Niemeyer)
A Casa das Canoas foi projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia e é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira.
De carro, chega-se pelas curvas da estrada das Canoas num ponto acima da casa. Em seguida uma trilha leva até ela, o carro foi eliminado rigorosamente do lugar. Na caminhada, a cobertura da casa se revela como uma lâmina colocada sobre colunas finas. Uma laje plana e sinuosa apoiada sobre delgados pilares metálicos, onde se encontram o estar e serviços. O pavimento inferior fica incrustado no perfil natural do terreno, quase imperceptível, nele se alojam dormitórios e sala íntima.
A piscina ao lado da Casa das Canoas ganha mais que um significado funcional, por causa da rocha que se estende até o interior da casa. O volume da rocha une solidamente a casa ao chão, mas Niemeyer também consegue ligar o exterior e o interior da casa através da rocha.
A casa não tem frente nem fundo: o movimento contínuo criou uma fachada de vidro com um ritmo fluente.
Todas as decisões de projeto desejam de algum modo fundir casa e paisagem, através das formas curvas e sinuosas, das transparências, da fachada que acompanha o perfil natural do terreno no pavimento dos dormitórios e da enorme pedra de granito trazida para dentro do espaço interior.
Referências:
- www.niemeyer.org.br/canoas/canoas.htm
- DUBOIS, Marc. “Casa das Canoas. Procurando a sensibilidade de morar”. www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq003/arq003_03.asp
- GUERRA, Abílio; RIBEIRO, Alessandro Castroviejo. “Casas brasileiras do século XX”. www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq074/arq074_01.asp
Obs: Atualmente a Casa das Canoas está aberta ao público, oferecendo aos seus visitantes uma exposição permanente sobre Oscar Niemeyer que inclui mobiliário, maquetes e o Programa Multimídia Oscar Niemeyer, e um pequeno auditório destinado a cursos e seminários. (http://www.niemeyer.org.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário